Talvez para algumas empresas seja de fácil manuseio e armazenamento correto os produtos de limpeza, mas para outras realizar a gestão de estoque dos materiais de limpeza e higiene da maneira correta pode ser um grande problema. Por ser de suma importância, decidimos listar 5 dicas básicas para fazer uma boa gestão do estoque de limpeza e em contrapartida poder saber quais são os seus gastos e quais desses gastos você pode reduzir.
Outro ponto de destaque nesse processo é que, com a gestão de estoque bem-feita, a empresa não fica sem materiais, não tem gastos desnecessários com a compra de produtos com custos maiores devido a urgência da compra e também, é possível manter a produtividade do espaço.
O CEO da Prolimpa, Eric Guimarães, separou cinco dicas para que você consiga fazer uma gestão de estoque eficiente para sua empresa a fim de ter um controle maior. Confira:
5 dicas para fazer a gestão de estoque de limpeza da sua empresa
1- Armazene os produtos em locais arejado e seguro
O primeiro ponto a ser levado em consideração é o local, para se ter um estoque de produtos de limpeza e higiene bem organizado é necessário um local bem arejado. Alguns produtos químicos soltam gases quando fechados ou armazenados da forma errada, logo, quando estão em local pouco arejado, o calor faz com que o acúmulo de gases nos galões aumente. Ambientes quentes e fechados intensificam a volatilidade e concentram ainda mais esses gases, que podem resultar em uma intoxicação.
Tenha prateleiras com demarcações de cada produto a fim de facilitar a visualização do estoque. Se você utiliza produtos concentrados, deixe bombonas com a descrição de cada um deles. Guarde os papéis sempre nos locais mais altos, se possível na última prateleira, dessa forma, caso haja algum tipo de vazamento, não se corre o risco de estragar os papéis.
Tenha um suporte para vassouras e rodos, assim você aumenta a vida útil desses utensílios. Quando deixados diretamente em contato com o chão, as cerdas e as borrachas estragam com o tempo.
Armazene os produtos em borrifadores demarcados com o nome de cada um dos produtos e, se tiver funcionários, deixe o nome dos colaboradores em cada borrifador também.
2- Classifique os produtos por ordem de importância
Para facilitar a gestão de estoque, separe os produtos por ordem de importância.
Os produtos que não podem faltar de maneira alguma na gestão de estoque são:
Primeira escala
– Papel higiênico;
– Papel toalha;
– Vassouras e rodos em perfeito estado;
– Pá de lixo;
– Sacos de lixo (muito importante que não deixemos os sacos de lixo acabarem, senão não há onde colocar a coleta dos resíduos);
– Álcool e álcool em gel.
Segunda escala
– Água sanitária;
– Desinfetante;
– Detergente;
– Limpadores multiuso;
– Panos de chão.
Terceira escala
– Veja multiuso;
– Esponja para lavar louças;
– Flanelas para fazer limpezas pequenas.
– Lixeiras.
3- Realize uma inspeção semanal no estoque da sua empresa
Inspecionando o seu estoque de produtos de limpeza e higiene uma vez por semana, é possível manter um controle cada vez mais assertivo.
Se você tem um restaurante de shopping, por exemplo, em que o estoque é pequeno, as compras terão que ser feitas semanalmente. Para não correr riscos, retire as sobras na quarta e faça o pedido no mesmo dia, aguardando que a nova leva de produtos chegue na sexta, a fim de passar o final de semana, onde normalmente acontece o seu maior movimento, com maior tranquilidade.
Quando falamos em condomínios, também podemos realizar uma inspeção semanal, porém não há necessidade de fazer um pedido semanal. Neste caso, o pedido mensal é o ideal.
Para as entradas em lote, primeiro você precisa saber o seu consumo mensal ou semanal, para, então, saber a quantidade exata do seu lote.
Tendo noção do lote de cada produto gasto dentro do mês, você consegue fazer um planejamento mais assertivo e não corre riscos com a falta de produtos, nem com sobras, fazendo com que seu dinheiro fique parado.
4- Entenda os conceitos de estoque mínimo e estoque máximo
O controle de estoque é algo de extrema importância, então é necessário ter o conhecimento do estoque para que se possa saber as necessidades e o tempo, o correto é fazer uma média dos últimos seis meses, levantando tudo aquilo que foi utilizado. Essa média é o seu estoque e em cima disso, você deve colocar 50% a menos, para deixar como estoque mínimo para reposição. Chegando no estoque mínimo, você terá tempo para orçar os produtos sem ter problemas.
O estoque mínimo é um estoque de segurança, ideal para não deixar faltar o produto ou que ele entre em escassez. Ele deve ser muito bem acompanhado pois depende de fornecedores, entregas, etc. Assim que seus produtos chegarem no estoque mínimo de segurança, acione o responsável pelas compras dos produtos.
Já o estoque máximo é o que você gasta/usa durante o mês. Ele é utilizado para repor o que está faltando (usamos como diferença entre o estoque mínimo e o máximo). Se você não realizar um bom acompanhamento, seu estoque acaba ficando parado, assim como o seu dinheiro, sem reduzir custos e não tendo controle efetivo dos seus processos.
5- Otimize o espaço e a gestão de estoque da sua empresa
A melhor maneira de otimizar a gestão de estoque é departamentalizar o seu estoque, deixando cada produto em seu lugar. Produtos químicos, descartáveis e produtos usuais, sempre separados.
Monte uma tabela de tudo o que for utilizado, de A a Z, separando por colunas: “em estoque”, “estoque de segurança” e “comprar”. E realize uma auditoria semanal para acompanhar e mapear os produtos. Quando o produto passar para a lista de “estoque de segurança”, migre-o para a lista seguinte, em “comprar”, e já acione o departamento responsável por essas compras.
O mais indicado, é que a inspeção do estoque seja feita uma vez por semana para que se mantenha um bom controle. Se possível, realizá-la toda segunda-feira, iniciando, assim, um planejamento para a semana.
Bônus: Atente-se às medidas de segurança e proteção
Lembre-se de que a maior e mais eficaz medida de proteção para um estoque de produtos de limpeza e higiene é nunca deixar os produtos armazenados em locais quentes e fechados. É necessário ter ventilação! Se não for possível ter ventilação, certifique-se de que os galões estejam fechados com a trava de segurança.
Todo e qualquer produto químico deve ser manuseado com os equipamentos de segurança adequados, como luvas e máscaras, por exemplo.
Manter os descartáveis sempre em prateleiras superiores, para evitar qualquer contaminação.
Já os produtos de limpeza, sempre em prateleiras inferiores, caso ocorra algum vazamento.
Os galões que estão em uso, devem ficar armazenados em uma prateleira separada. Não se esqueça de demarcar os nomes dos produtos em suas embalagens, isso facilita a visualização, organização, limpeza e a contagem mais clara no momento de realizar a gestão de estoque.
Contar com uma gestão de estoque correta possibilita a redução de custos e de desperdícios. Tenha sempre um estoque mínimo de segurança, pois, dessa forma, você saberá exatamente a hora de fazer um novo pedido sem que o produto fique em falta!
A Prolimpa
Presente no mercado a mais de 40 anos, a Prolimpa é uma empresa focada na distribuição de produtos de limpeza, descartáveis, EPI, alimentos, tapetes personalizados, entre outros, que busca sempre levar os melhores produtos e soluções aos seus clientes, fornecendo uma consultoria especializada em redução de custo com qualidade.
Somos pioneiro e total referência no sul da Bahia, higiene, copa e cozinha, descartáveis e equipamentos de limpeza profissional.
Tudo o que você mais precisa para a sua casa ou para o seu negócio está aqui, na Prolimpa!